terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dicas para Jungle (League of Legends)

Explicações básicas!


      Bom, primeiramente só aprende a jogar jungle quem tenta de tudo, e para isso infelizmente você terá que quebrar a cara diversas vezes até aprender, não tem jeito fácil, somente por em prática e testar o que é bom e o que não é, vamos lá.
  
     Primeira coisa, escolher o campeão, para isso você tem que considerar tudo, velocidade de movimento, stun, regeneração de vida, mana, dano, defesa, mas independente de ser um adc ou supp, qualquer coisa, você tem que pensar se seu campeão vai ser bom na hora de gankar, pois isso será sua maior responsabilidade no jogo, a decisão da partida pode ser facilmente relacionada as atitudes de um jungler, pois seus ganks irão (ou não) desbalançear as lanes fazendo seus oponentes se atrasarem enquanto seu time farma, mas cuidado um gank mal feito pode ocasionar justamente o contrário, como você acabar morrendo dando gold pros seus inimigos e ainda acabar fazendo seus amigos da lane serem mortos, entao muita calma.
     O gank é uma arte, e nem sempre compreendido. Você pode imaginar mil situações e reclamar que a lane não acompanhou, ou que algo poderia ter ocorrido diferente, mas cabe a você a dar a segurança pro laner. Se estiver tudo empatado, há um grande risco em jogo; o risco de quebrar essa neutralidade para ambos os lados. Coisas que podem assegurar um menor risco para você virar esse gank contra o seu time são wards, percepção e comunicação.
     As wards vão te dar uma visão para ver se não pode acontecer um possível counter gank, o que pode acabar com todos envolvidos no gank se pegos desprevenidos. A percepção e comunicação são muito parecidas com as wards, por exemplo: você vai gankar top e seu bot acabou de ser gankado, mas saiu ileso. As chances do jungler inimigo de tar um counter gank nessa hora são baixas. Uma vez que seu bot avisou da posição do jungler inimigo, há uma abertura muito alta para o seu gank. Aproveite! Ou então, o mid vê o jungler inimigo se aproximando para um gank, ele te avisa, você já se posiciona e aguarda o engage inimigo em cima do seu laner. Sua chance do counter gank, pegar o inimigo desprevenido e até conseguir double kill pro seu laner, ou dividir os espólios (o que requer muito amor).

     O último ponto, e o mais delicado, que quero abordar é o do counter jungle. Esse é muito perigoso, e pode acabar com um jogo em questão de segundos. Supondo que você esteja de Shyvana e o inimigo de Dr. Mundo. Apesar de ambos serem counter junglers rápidos e eficazes, é muito alta a chance de haver uma kill no que tentar invadir. O counter jungle tem que ser sincronizado com os laners mais próximos para eles estarem ligados tanto nos mias de suas lanes, como estarem ligados em caso que você dê de cara com o jungler inimigo e precisa de uma forcinha. Dadas as condições para o counter jungle, vamos ao que viemos. Existem dois jeitos de dar o counter jungle.
     O primeiro é dado por você simplesmente entrar e roubar o acampamento inteiro e sair e o segundo quando você rouba a maior parte do acampamento e deixa apenas um ou dois monstros vivos. O primeiro tipo de counter jungle é mais recomendado para objetivos (buffs Red e Blue), já o segundo tipo em acampamentos menores. Por que roubar tudo nos buffs? Simples, obtenha o tempo da jungle inimiga! Domine! É isso que o counter jungle quer. Você sabe que ele vai renascer em 5 minutos após limpá-lo, então marque o tempo e um minuto antes se prepare e coordene para roubar repetidas vezes. Isso te dará uma vantagem extrema em cima do outro jungler, e assim aliviando pressão de lanes aliadas.
Concluindo, gostaria de reforçar alguns pontos:
  • Primeiro de tudo, seja eficiente. Seu gank tem que ser eficiente, e com isso não precisa ser uma kill, mas afastar o inimigo da lane ou fazê-lo gastar flash ou outras summoner's spells.
  • Segundo, se comunique! Mostre o que quer fazer, converse com os laners antes de tentar algo. A segurança é a chave.
  • Terceiro, não se arrisque além do necessário. Não faça caminhos sem volta. Você é o invocador que mais vai andar pelas lanes, então precisa marcar presença. Você morto ou perdendo muito tempo em um lugar, alivia e abre chance pras suas outras lanes ficarem para trás.
  • Para finalizar, a lei básica da jungle: Nunca faça jungle sem smite! Ele é seu melhor amigo, não só seu, como do seu time. Ele te dará o controle de todos os objetivos. Saiba o quanto de dano você pode causar e use-o para levar seu time mais a frente.


Texto escrito por Antonio Zappa
Revisado por Embrac.